LONGA EXPOSIÇÃO: 8 passos para criar imagens incríveis em longa exposição

A Longa Exposição (long exposure) é uma das técnicas mais belas e mais fáceis de se fazer na fotografia digital. Não se assuste, é fácil MESMO. Tudo o que você vai precisar é de um tripé*, um assunto e uma câmera (além da lente, é claro).

*Pode-se apoiar a câmera em qualquer superfície fixa, como um muro, por exemplo.

1) Ache o seu assunto. O que você quer fotografar? As luzes de veículos? As estrelas? Caso você vá fotografar as luzes dos veículos, como essa foto abaixo, o procedimento é bem mais simples, pois não necessita de preparação prévia. Essas fotos nem precisaram de um tripé, apoiei a câmera no para-peito do prédio onde estava.



2) Existem duas boas formas de fazer fotos de veículos trafegando. A primeira é ir para o alto de um prédio. A segunda é ficar na calçada de uma via movimentada. Claro que, na segunda, é melhor usar um tripé, pois não é qualquer lugar que você vai encontrar um apoio. Outra coisa é a questão da trepidação. Se você vai fotografar uma via que passa muitos ônibus ou caminhões, é melhor não ficar na calçada, pois vai tremer e pode prejudicar a sua imagem. Nesse caso, vá para um prédio mesmo.

Foto: https://www.bidu.com.br/seguro-auto/pode-dirigir-utilizando-mao-inglesa-no-brasil/
3) Vamos considerar que você está utilizando o tripé. Não importa a posição ou altura que você o coloque, o que importa mesmo é a composição (enquadramento) da sua câmera. Você conseguiu um enquadramento que permite capturar os veículos passando? É isso que quero dizer.

4) Nas câmeras DSLR existe uma opção de travamento de espelho. Essa função evita que sua câmera trepide no momento em que o obturador é acionado. Claro que os menus variam de uma marca para outra, então procure essa opção no menu de sua câmera e ative-a.

Foto: https://www.slrlounge.com/workshop/using-mirror-up-mode-mirror-lockup/
5) Para Longa Exposição, uma velocidade de 30 segundos são suficientes. Então, com a câmera já no tripé, com o espelho bloqueado e utilizando sempre o MODO MANUAL, regule a velocidade do obturador para essa velocidade.

Observação: existe também o modo Bulb. Nele, você segura o obturador e a câmera começa a captar a imagem. Ela só para quando você tira o dedo. Logo, você pode conseguir efeitos mais elaborados nesse modo, mas isso é indicado para um disparador por controle remoto. Imagine só ficar com o dedo no obturador da câmera por 2, 3, 4 ou 5 minutos, sem tremer. Improvável que alguém consiga. Com controle remoto, alguns fotógrafos produzem imagens em que o obturador capta imagem por DUAS HORAS SEGUIDAS. Mas isso é história para outro dia.

6) Como você vai ser capaz de captar MUITA luz, utilize ISO entre 100 e 200. Nunca mais que isso.

7) DICA DE OURO - Sempre trazendo uma dica sagaz, configure a sua câmera para utilizar o temporizador, aquela opção de disparar após 10 segundos. Isso evita que a câmera trepide com o acionamento pelo seu dedo. Acione, aguarde os 10 segundos e pronto: sem risco de a câmera tremer.

8) Esse passo complementa o 6. A abertura do diafragma é o que você deverá observar. Como o seu obturador ficará aberto por bastante tempo, a princípio não haverá necessidade de deixar a abertura máxima da sua lente. Capaz até de sua imagem ficar super exposta (estourada). Então, comece com, eu diria, um f/10, faça uma foto e veja como fica a iluminação. Se ficar muito claro, feche o diafragma. Se ficar escuro, vá abrindo até que fique na iluminação ideal. Tudo vai depender do ambiente que você está fotografando.

Seguindo esses passos, você poderá até brincar com o efeito Light Painting. Vá para a frente da câmera e utilize a lanterna do seu celular para criar um efeito diferente. Escreva algo, faça símbolos, mas atente-se para o tempo que você programou na câmera. Se foram 15 segundos, esse será o tempo que você terá para 'escrever' rs

O Light Paiting pode ser até um treino para você. Faça na sua casa mesmo. Deixe uma luz do corredor acessa, um abajour, pegue a lanterna do seu celular e divirta-se!



DICA EXTRA

Não é difícil a gente se deparar com aquele efeito de véu de noiva, nas cachoeiras, ou céu de algodão, causado pelo deslocamento das nuvens. Quando iniciei na fotografia, eu tentei fazer, mas não consegui. A foto ficava muito clara, não importa o quão fechado eu deixava o diafragma. Eu fechava ao máximo e, mesmo assim, estourava.

Foi aí que eu descobri que eu precisaria de um filtro de densidade. Esse filtro funciona como uma película de um carro ou óculos escuros. A grosso modo, é isso.

Funciona da seguinte maneira: ao instalar o filtro na sua lente, ela entende que a cena está escura, como se fosse noite. Assim, você pode utilizar uma velocidade baixa, uns 5 ou 10 segundos. O filtro vai 'barrar' a entrada de luz excedente. Dessa forma, você consegue captar o véu na cachoeira ou o movimento das nuvens no céu.

Foto: https://iso.500px.com/back-to-basics-a-long-exposure-photo-and-processing-tutorial-for-beginners/

Eu indico a compra de um filtro de densidade variável. Ele possui um anel onde você regula o filtro para mais escuro, médio escuro ou menos escuro. É bem interessante.

Antes de adquirir, veja, na sua lente, qual o tamanho do anel. Ele vai determinar o tamanho do filtro que você deve comprar. Para encontrar essa informação, olhe a imagem abaixo. Repare no símbolo Ø72. Ele indica que o tamanho do filtro é 72mm.



Na próxima dica, vou trazer um passo-a-passo para fotos de estrelas. Não perca!

Até a próxima!

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